Série Perfil financeiro: a documentação básica para o financiamento (III)
Vai fazer
financiamento? Lembre que têm alguns requisitos a ser comprovados para obter a
aprovação na instituição bancaria como a idade, o estado civil, a saúde
financeira do comprador e vendedor para garantir o sucesso do negócio, assim
como a titularidade de direito desse último sobre o imóvel. Se você for o
comprador, e o imóvel está dentro daquelas categorias de “usado, terceiros ou
revenda” a dica é prestar muita atenção na papelada burocrática, mesmo se os
trâmites para finalizar o negocio estão ao cuidado do intermediador imobiliário.
Quais documentos o comprador deve fornecer?
O documento oficial com foto, como RG ou CNH
(Carteira Nacional de Habilitação) e o CPF atualizado se, no documento de
identificação, não constar o número.
O comprovante de endereço atualizado: conta
de luz, telefone ou correspondências do banco.
A certidão atualizada do estado civil como a
certidão de nascimento (solteiro (a)) ou a certidão de casamento.
Documentos relativos à comprovação de renda
como a declaração de Imposto de Renda do último ano, Decore, a carteira
de trabalho com cópias da folha de rosto e dos contratos de trabalho e
Holerites, Extratos bancários.
E o extrato do Fundo de Garantia por Tempo de
Serviço (FGTS), caso pretenda utilizá-lo no financiamento de imóveis.
Quais documentos o vendedor deve fornecer?
O documento oficial com foto e o CPF, se não
constar no documento de identificação.
A certidão de casamento ou de nascimento.
A certidão de Débitos Relativos a Créditos
Tributários Federais e à Dívida Ativa da União emitida pela Receita
Federal.
No caso da pessoa jurídica
Carta dos representantes da empresa com firma
reconhecida em cartório.
Certidão Negativa de Débito (CND).
Cópia do contrato ou estatuto social
registrado em Junta Comercial.
Certidão Negativa de Débitos de Tributos e
Contribuições Federais (CCN).
E no caso de estatuto social, é necessário apresentar
a Ata de Eleição da Diretoria registrada na Junta Comercial.
Os documentos relativos ao imóvel
Cópia do IPTU do ano corrente (Imposto
Predial e Territorial Urbano).
Cópia atualizada da matrícula do imóvel (30
dias).
Mas, quais documentos por tipos de renda
devem ser apresentados? Como obter esses documentos? Necessariamente são os
corretores e as imobiliárias os encarregados desses trâmites? Quais são as
vantagens e as desvantagens? Acompanhe-nos
nas próximas semanas.
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